Audi A7 Sportback custa R$ 323.900 e traz motor 3.0 e câmbio de dupla embreagem
Tum! Quando soltei o pedal de freio e mantive o pé direito no fundo, veio a pancada seca. Na sequência, o A7 Sportback disparou na pista de testes de Tatuí. Em 5,7 segundos, alcançou 100 km/h. Em 21,8 s, chegou aos 200 km/h. O ponteiro continuou a subir e, ao fechar o primeiro quilômetro, o cupê de quatro portas e quatro lugares estava a 212,4 km/h. Hora de frear, porque a curva estava próxima. Pressão no freio, suficiente para reduzir a velocidade pela metade, e o A7 contorna a curva a cerca de 100 km/h, sem sustos.
Basta uma volta na pista de testes para o Audi A7 Sportback revelar seus dotes em aceleração, frenagem e estabilidade. O “tum” foi o prenúncio de que o controle de largada estava entrando em funcionamento. Quando ele é acionado, o que se ouve é a pancada dos 44,9 kgfm de torque sendo despejados de uma vez na transmissão, que por sua vez repassa a bronca para as quatro rodas. Antes que você pense, “xi, quebrei alguma coisa”, o cupê já disparou como um tiro.
Provavelmente, você já viu carros tão ou mais rápidos passando pelas páginas da revista e do site de Autoesporte. A diferença é que o A7 não é exatamente uma versão esportiva. Note que ele não traz sobrenomes como R, S, M ou AMG. O A7 Sportback é naturalmente esportivo.
Tanta agilidade é o resultado de um conjunto mecânico muito bem afinado, que começa no motor. O cupê traz o 3.0 V6 TFSI, que equipa outros carros da marca, caso do A6 e Q7. Para começar, não se deixe enganar pelo “T”. Nesse caso, não há turbo, mas, sim, compressor mecânico. Graças a ele, o V6 rende 300 cavalos e gera torque de 44,9 kgfm já a 2.900 rpm.
Dali, toda essa força chega à transmissão S tronic de sete marchas e dupla embreagem. É ela que consegue transferir com grande velocidade toda a potência às rodas, sem perda de tempo nas trocas. Quando chega ao chão, a tração Quattro faz o resto, distribuindo o movimento para todas as rodas.
Portas podem contribuir para o desempenho? Se forem de alumínio, sim, como no caso das quatro portas do cupê. O A7, que emprega o material também na suspensão, pesa 1.770 kg. Por conta disso, depois de voar na pista de teste, o modelo também fez a alegria do diretor de arte, Ricardo Fiorotto. Coube a ele sair com o cupê para as fotos, e gostou do que viu na rodovia dos Imigrantes: “Subi a serra do Mar em sexta marcha a 120 km/h, mas quando pisei um pouco mais as reduções e as respostas foram imediatas”.
E não é só com o pé embaixo que o A7 agrada. Parado, ele já impressiona. As linhas são elegantes, principalmente de lado e de traseira. Ele segue a receita de frente longa, linha de cintura alta, redução de área envidraçada (nas laterais) e teto baixo com queda acentuada. Enfim, características que fazem o sucesso de automóveis como o Porsche Panamera e Aston Martin Rapide.
Podem-se escolher rodas que vão de aro 18 ao 20. Nosso carro estava no meio-termo: veio com belas rodas aro 19, e pneus 255/40. O aerofólio retrátil sobe quando o carro atinge 130 km/h, e só volta a se esconder abaixo de 80 km/h. A tampa do porta-malas tem abertura e fechamento elétrico: basta apertar o botão que ela faz o resto. Além disso, a tampa aberta revela a ótima área de carga. Segundo a Audi, o A7 acomoda 535 litros.
Gostou do que viu até agora? Pois espere até ver o A7 por dentro. Um dos destaques vai para a tela retrátil de oito polegadas, que fica no centro do painel e exibe GPS, comandos de som, ar-condicionado e ainda uma infinidade de informações. É o caso do Audi Drive Select, que permite a escolha entre quatro modos de condução, do conforto ao esportivo. O cupê de quatro lugares também reproduz o velocímetro no para-brisa (head up display). Essa providência facilita a vida do motorista, que não precisa desviar os olhos para checar a velocidade: tudo o que você precisa está ali, na linha de visão.
O quadro de instrumentos impõe respeito: o conta-giros tem escala até 8.000 rpm, enquanto o velocímetro vai a 300 km/h (a máxima é limitada a 250 km/h, mas na descida talvez o santo ajude, e o ponteiro pode ir um pouco além). O A7, no entanto, tem muitas outras coisas atraindo a atenção. Boa parte dos equipamentos que estão no modelo estreou no A8, caso do touchpad, dispositivo que permite ao motorista escrever com o dedo o destino para o GPS ou o número de telefone, em uma superfície sensível ao toque, localizada ao lado da alavanca de câmbio. O cupê também pode ser conectado à internet, por meio de conexão Bluetooth feita pelo telefone. Parceria entre a Audi e o Google permite obter informações do Google Earth, para traçar rotas no sistema de GPS levando em conta condições de tráfego, por exemplo.
Entre os sistemas de segurança está um dispositivo que, em caso de risco de capotagem, sobe vidros e fecha o teto solar, para reduzir a possibilidade de ferimentos nos ocupantes.
O som Bose é de série, mas se o comprador quiser pode optar pela marca Bang & Olufsen. Nesse caso, ele vem com 15 alto-falantes e 1.300 Watts. Preço? R$ 36.678. Não, não é o preço do carro. É só o do som. O carro custa R$ 323.900. Além disso, se o cliente escolher equipamentos como night vision, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de mudança de faixa pode preparar mais R$ 20 mil. Com tudo isso, o pacote sobe para R$ 380 mil, e encosta no Panamera V6 (a partir de R$ 389 mil). Eu seria bem feliz com o Bose. Assim como fui feliz até com o Bose desligado. Se você quiser silêncio, o A7 respeita seus desejos, mesmo a 120 km/h. O isolamento acústico é tão bom que você esquece que está em um automóvel de 300 cavalos. O difícil, mesmo, deve ser esquecer que pagou mais de R$ 36 mil no som!
Numeros do Teste
Audi A7 Sportback | |
Motor | Dianteiro, longitudinal, V6, 24 válvulas, comando duplo variável, injeção direta, compressor, dois intercoolers, gasolina |
Cilindrada | 2.995 cm3 |
Potência | 300 cv de 5.250 a 6.500 rpm |
Torque | 44,9 kgfm de 2.900 a 4.500 rpm |
Câmbio | Automatizado de 7 marchas (S tronic), dupla embreagem |
Medidas | Comprimento: 1,911 m; largura: 1,911 m; altura: 1,420 m; entre-eixos: 2,914 m; porta malas: 353 litros |
Números de teste | |
0 a 100 km/h | 5,7 segundos |
0 a 400 m | 13,8 segundos |
0 a 1000 m | 25,2 segundos |
Retomada de velocidade | |
40 a 80 km/h | 3,1 segundos |
60 a 100 km/h | 3,9 segundos |
80 a 120 km/h | 4,9 segundos |
Consumo | |
Urbano | ------ |
Rodoviário | ------ |
Frenagem | |
100 km/h a 0 km/h | 42,8 metros |
80 km/h a 0 km/h | 28,0 metros |
60 km/h a 0 km/h | 15,3 metros |
Nível de Ruído | |
Marcha lenta | 39,5 dB |
40 km/h | 54,6 dB |
80 km/h | 60,5 dB |
120 km/h | 65,4 dB |
FONTE: Auto Esporte
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