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sábado, 16 de julho de 2011

Teste: a beleza do A7 Sportback está no teto

Ponto alto do cupê quatro portas da Audi é o desenho de queda suave, que reforça o visual esportivo


Guilber Hidaka
Audi A7 Sportback custa R$ 323.900 e traz motor 3.0 e câmbio de dupla embreagem
Tum! Quando soltei o pedal de freio e mantive o pé direito no fundo, veio a pancada seca. Na sequência, o A7 Sportback disparou na pista de testes de Tatuí. Em 5,7 segundos, alcançou 100 km/h. Em 21,8 s, chegou aos 200 km/h. O ponteiro continuou a subir e, ao fechar o primeiro quilômetro, o cupê de quatro portas e quatro lugares estava a 212,4 km/h. Hora de frear, porque a curva estava próxima. Pressão no freio, suficiente para reduzir a velocidade pela metade, e o A7 contorna a curva a cerca de 100 km/h, sem sustos.
Basta uma volta na pista de testes para o Audi A7 Sportback revelar seus dotes em aceleração, frenagem e estabilidade. O “tum” foi o prenúncio de que o controle de largada estava entrando em funcionamento. Quando ele é acionado, o que se ouve é a pancada dos 44,9 kgfm de torque sendo despejados de uma vez na transmissão, que por sua vez repassa a bronca para as quatro rodas. Antes que você pense, “xi, quebrei alguma coisa”, o cupê já disparou como um tiro.
Provavelmente, você já viu carros tão ou mais rápidos passando pelas páginas da revista e do site de Autoesporte. A diferença é que o A7 não é exatamente uma versão esportiva. Note que ele não traz sobrenomes como R, S, M ou AMG. O A7 Sportback é naturalmente esportivo.


Guilber Hidaka
Para reduzir peso, as portas do A7 Sportback são de alumínio. A aerodinâmica é boa

Tanta agilidade é o resultado de um conjunto mecânico muito bem afinado, que começa no motor. O cupê traz o 3.0 V6 TFSI, que equipa outros carros da marca, caso do A6 e Q7. Para começar, não se deixe enganar pelo “T”. Nesse caso, não há turbo, mas, sim, compressor mecânico. Graças a ele, o V6 rende 300 cavalos e gera torque de 44,9 kgfm já a 2.900 rpm.
Dali, toda essa força chega à transmissão S tronic de sete marchas e dupla embreagem. É ela que consegue transferir com grande velocidade toda a potência às rodas, sem perda de tempo nas trocas. Quando chega ao chão, a tração Quattro faz o resto, distribuindo o movimento para todas as rodas.
Portas podem contribuir para o desempenho? Se forem de alumínio, sim, como no caso das quatro portas do cupê. O A7, que emprega o material também na suspensão, pesa 1.770 kg. Por conta disso, depois de voar na pista de teste, o modelo também fez a alegria do diretor de arte, Ricardo Fiorotto. Coube a ele sair com o cupê para as fotos, e gostou do que viu na rodovia dos Imigrantes: “Subi a serra do Mar em sexta marcha a 120 km/h, mas quando pisei um pouco mais as reduções e as respostas foram imediatas”.

Guilber Hidaka
As belas rodas (aro 19 no modelo testado) lembram hélices. Os grandes discos de freio e os pneus P-Zero garantiram segurança; O cupê ainda ostenta leds nos faróis e nas lanternas e tem aerofólio que sobe acima de 130 km/h

Guilber Hidaka
Cupê acelerou de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos no teste de Autoesporte

E não é só com o pé embaixo que o A7 agrada. Parado, ele já impressiona. As linhas são elegantes, principalmente de lado e de traseira. Ele segue a receita de frente longa, linha de cintura alta, redução de área envidraçada (nas laterais) e teto baixo com queda acentuada. Enfim, características que fazem o sucesso de automóveis como o Porsche Panamera e Aston Martin Rapide.
Podem-se escolher rodas que vão de aro 18 ao 20. Nosso carro estava no meio-termo: veio com belas rodas aro 19, e pneus 255/40. O aerofólio retrátil sobe quando o carro atinge 130 km/h, e só volta a se esconder abaixo de 80 km/h. A tampa do porta-malas tem abertura e fechamento elétrico: basta apertar o botão que ela faz o resto. Além disso, a tampa aberta revela a ótima área de carga. Segundo a Audi, o A7 acomoda 535 litros.

Guilber Hidaka
O interior pode ter acabamento de madeira ou alumínio, como na foto. A tela de oito polegadas é retrátil

Gostou do que viu até agora? Pois espere até ver o A7 por dentro. Um dos destaques vai para a tela retrátil de oito polegadas, que fica no centro do painel e exibe GPS, comandos de som, ar-condicionado e ainda uma infinidade de informações. É o caso do Audi Drive Select, que permite a escolha entre quatro modos de condução, do conforto ao esportivo. O cupê de quatro lugares também reproduz o velocímetro no para-brisa (head up display). Essa providência facilita a vida do motorista, que não precisa desviar os olhos para checar a velocidade: tudo o que você precisa está ali, na linha de visão.
O quadro de instrumentos impõe respeito: o conta-giros tem escala até 8.000 rpm, enquanto o velocímetro vai a 300 km/h (a máxima é limitada a 250 km/h, mas na descida talvez o santo ajude, e o ponteiro pode ir um pouco além). O A7, no entanto, tem muitas outras coisas atraindo a atenção. Boa parte dos equipamentos que estão no modelo estreou no A8, caso do touchpad, dispositivo que permite ao motorista escrever com o dedo o destino para o GPS ou o número de telefone, em uma superfície sensível ao toque, localizada ao lado da alavanca de câmbio. O cupê também pode ser conectado à internet, por meio de conexão Bluetooth feita pelo telefone. Parceria entre a Audi e o Google permite obter informações do Google Earth, para traçar rotas no sistema de GPS levando em conta condições de tráfego, por exemplo.

Guilber Hidaka
O acabamento é de primeira e o interior revela requinte e conforto, mas apenas para quatro ocupantes

Entre os sistemas de segurança está um dispositivo que, em caso de risco de capotagem, sobe vidros e fecha o teto solar, para reduzir a possibilidade de ferimentos nos ocupantes.
O som Bose é de série, mas se o comprador quiser pode optar pela marca Bang & Olufsen. Nesse caso, ele vem com 15 alto-falantes e 1.300 Watts. Preço? R$ 36.678. Não, não é o preço do carro. É só o do som. O carro custa R$ 323.900. Além disso, se o cliente escolher equipamentos como night vision, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de mudança de faixa pode preparar mais R$ 20 mil. Com tudo isso, o pacote sobe para R$ 380 mil, e encosta no Panamera V6 (a partir de R$ 389 mil). Eu seria bem feliz com o Bose. Assim como fui feliz até com o Bose desligado. Se você quiser silêncio, o A7 respeita seus desejos, mesmo a 120 km/h. O isolamento acústico é tão bom que você esquece que está em um automóvel de 300 cavalos. O difícil, mesmo, deve ser esquecer que pagou mais de R$ 36 mil no som!

Guilber Hidaka
O 3.0 V6 com compressor tem 300 cv e trabalha bem em conjunto com o câmbio S tronic


Numeros do Teste

Audi A7 Sportback
MotorDianteiro, longitudinal, V6, 24 válvulas, comando duplo variável, injeção direta, compressor, dois intercoolers, gasolina
Cilindrada2.995 cm3 
Potência 300 cv de 5.250 a 6.500 rpm 
Torque44,9 kgfm de 2.900 a 4.500 rpm
CâmbioAutomatizado de 7 marchas (S tronic), dupla embreagem
MedidasComprimento: 1,911 m; largura: 1,911 m; altura: 1,420 m; entre-eixos: 2,914 m; porta malas: 353 litros
Números de teste
0 a 100 km/h5,7 segundos 
0 a 400 m13,8 segundos
0 a 1000 m25,2 segundos
Retomada de velocidade 
40 a 80 km/h3,1 segundos
60 a 100 km/h3,9 segundos
80 a 120 km/h4,9 segundos
Consumo 
Urbano------
Rodoviário------
Frenagem 
100 km/h a 0 km/h42,8 metros
80 km/h a 0  km/h28,0 metros
60 km/h a 0 km/h15,3 metros
Nível de Ruído 
Marcha lenta39,5 dB
40 km/h54,6 dB
80 km/h60,5 dB
120 km/h65,4 dB







FONTE: Auto Esporte

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