click afiliados

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Relembre o lançamento do Fiat 147

Pequeno por fora e grande por dentro, carro cativou os brasileiros

Em 2011, a Fiat completa 35 anos de presença no Brasil. Atual líder do mercado, a empresa italiana nem sempre desfrutou da posição confortável que ocupa hoje.
Quando se instalou na cidade mineira de Betim, a Fiat era pouco conhecida pelo motorista brasileiro, que já tinha se acostumado com a onipresença do VW Fusca. Mas, com o tempo, outro compacto de origem europeia virou presença constante nas ruas daqui.
O Fiat 147 ainda tinha cheiro de novidade quando foi testado por QUATRO RODAS, em outubro de 1976. Na época, o jornalista Claudio Carsughi rodou mil quilômetros ao volante do simpático carro, que foi testado em diversas condições.
Depois de guiar o 147, Carsughi teceu elogios ao desempenho (“razoavelmente veloz na estrada”) e ao bom espaço interno (“quatro pessoas se acomodam em boas condições de conforto e até mesmo cinco, já então sem muito conforto”). O nível de segurança também foi ressaltado na reportagem.
A primeira reestilização foi feita em 1980, deixando o capô mais aerodinâmico e trocando os faróis por um conjunto de formas retangulares. Nos anos seguintes, o 147 constituiu família e ganhou versões picape, furgão, perua (Panorama) e sedã (Oggi). Antes de sua aposentadoria, o 147 ainda passaria por outro facelift e ganharia uma versão mais luxuosa – chamada de Spazio. O Uno tomaria o lugar do 147, herdando o carisma do carro que apresentou a Fiat aos brasileiros.




FONTE: Quatro Rodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

click afiliados