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segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Teste: Sandero Stepway, mais estética que aventura

Suspensão elevada dá robustez, mas afeta equilíbrio; acabamento evoluiu bastante

Editora Globo
Nova versão aventureira do Renault Sandero custa a partir de R$ 42.600
Quando fiquei cara a cara pela primeira vez com o renovado Sandero Stepway, impressionou-me a robustez visual do modelo. Tudo bem que a versão aventureira é cheia de adereços estéticos – a carroceria naturalmente fica mais encorpada. Mas esse Sandero é bem mais alto que o convencional. Parece até que a suspensão ganhou mais que os 50 milímetros de altura adicionais informados pela Renault. Na prática, é como se o hatch (que já é grande para um compacto) tivesse ganhado ainda mais corpo.

Não vou negar, tenho certa rejeição aos compactos com aparência fora-de-estrada. Exceção da linha Adventureda Fiat, que possui o bloqueio do diferencial (Locker), nos demais modelos têm-se apenas penduricalhos plásticos, suspensão elevada e pneus de uso misto (All-Terrain). E o preço costuma "salgar" muito. Mas oSandero até me impressionou: a reestilização o deixou mais interessante, sobretudo na traseira. As lanternas ficaram belas e bem arrojadas com as máscaras negras – também nos faróis.
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Reestilização deixou o Sandero mais atraente; no caso da versão Stepway, destaque para as novas lanternas

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Relógios dos instrumentos são estilizados
No entanto, visualmente, a grande evolução do modelo está no painel – ou melhor, no console central. A moldura que imita acabamento em black piano entregou um requinte que – confesso – pensei ser impossível existir no hatch. Ao acessar o interior do Novo Sandero, a primeira coisa que me veio à cabeça foi: “os romenos da Dacia devem estar com inveja”! Além da moldura, há um rádio novinho, anos-luz à frente do anterior, com ampla conectividade (impressionante como pequenas alterações fazem toda a diferença).

Mas não espere muito além dessas mudanças. Sem dúvida, foram importantíssimas evoluções. Só que, fora o visual, o Sandero Stepway segue como antes. Trata-se de um carro básico, sem grandes luxos. A própria lista de equipamentos de fábrica entrega sua proposta. Há direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, abertura e fechamento das portas na chave, faróis de neblina, computador de bordo e rodas de liga leve de 16’’. O motor é o conhecido 1.6 16V Flex de 112 cavalos de potência com etanol.

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Moldura no console central que imita black piano é o destaqeu do novo painel; peça entrega requinte
Altura demais, desempenho na medida

Logo nas primeiras voltas, ficou bem claro que o Sandero Stepway mudou apenas o visual. Dinamicamente, o hatch aventureiro continua bem disposto. O motor 1.6 16V Flex lhe é suficiente no uso urbano – mesmo na estrada. Boa parte do torque de 15,5 kgfm (etanol) já aparece bem antes dos 3.750 giros, quando é despejado por inteiro nas rodas dianteiras. Com isso, as acelerações são interessantes, não se sente falta de força. E na estrada, a 120 km/h o motor trabalha abaixo dos 3.000 rpm, vibra pouco e é bem abafado.

O resultado disso é um maior conforto sonoro na cabine, já que não se houve tanto o ronco do bloco. Já a estabilidade, especialmente nesta versão Stepway, é comprometida pela altura mais elevada da suspensão. Em velocidades mais elevadas, o modelo fica levemente instável e balança mais que o Sandero normal – e que o desejável. Ainda assim, o modelo (favorecido por sua maior largura frente aos compactos) é seguro e faz curvas sem pregar sustos – não há oscilações exageradas da carroceria nas manobras.

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Suspensão 50 mm mais alta deixa o hatch aventureiro imponente, mas atrapalha seu equilíbrio dinâmico

Para o motorista, um dos pontos altos do modelo é a possibilidade ajuste de altura do assento e da coluna de direção. A disposição intuitiva dos comandos também agrada –todos tem fácil acesso e localização, com destaque para o botão que trava e destrava as portas, no console. Outro aspecto positivo do Sandero é o espaço interno amplo. Há sobras para as cabeças e o modelo é um dos poucos compactos capazes de levar três adultos no banco traseiro com conforto. O porta-malas ainda carrega generosos 320 litros. 

Diante dos rivais aventureiros, como Fiat Palio Adventure e Volkswagen CrossFox, o Sandero Stepway é o mais acessível. Seu preço inicial de R$ 42.600, apesar de elevado para um compacto, é mais honesto – só supera o do VW Gol Rallye (R$ 41.730) e do Fiat Novo Uno Way (R$ 32.870). Porém, quando completo (caso do modelo avaliado por Autoesporte), o valor sobre para R$ 46.400 e fica salgado. Os itens adicionais tentam justificar (entre eles o novo som, com comandos na coluna de direção, sistema ABS com EBD, airbags frontais e couro no volante). A estética “lameira” também tenta impressionar. Mas depende do gosto de cada um.

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Motor 1.6 16V Flex é sufuciente no Sandero e produz boas respostas ao acelerador; câmbio manual agrada




FONTE: Auto Esporte

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