Peter Ramsauen, ministro dos transportes alemão, apresenta a nova linha de elétricos "i", da BMW
A BMW oficializou hoje o lançamento de sua linha de veículos elétricos “i”. Os primeiros dois modelos a serem revelados pela marca alemã foram um esportivo e um hatch compacto urbano, batizados de i8 e i3, respectivamente. Apesar de serem nomeados conceitos, trata-se de projetos já plenamente desenvolvidos e que podem ganhar versões para venda muito em breve.
O projeto de ambos os modelos é composto de duas estruturas, uma focada para o habitáculo dos ocupantes e outra para toda a mecânica de motorização. Batizada de LifeDrive, a estrutura é constituída de uma seção feita de um composto de alumínio, fibra-de-carbono e plástico, acoplada sobre a plataforma. Esta última traz toda a mecânica de mobilidade e segurança dos carros, incluindo transmissão e a bateria de íon-lítio com sistema de resfriamento líquido.
BMW i3 é versão final do projeto MegaCity, desenvolvido desde 2009
O i3 será o primeiro elétrico da BMW a chegar às revendas. Seu motor é 100% elétrico e desenvolve 172 cv de potência e 25,4 kgfm de torque, disponíveis instantaneamente ao pisar no pedal do acelerador. A transmissão é de marcha única, e permite ao i3 acelerar de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos. Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente a 150 km/h. A bateria tem autonomia de 160 km, com carga completa garantida em seis horas. A BMW ainda pretende oferecer, como opcional, um motor de combustão para ampliar a autonomia do i3.
i8 tem foco maior em desempenho e pretende manter padrão BMW de dirigibilidade entre elétricos
Já o i8 traz visual e desempenho mais esportivo e é resultado do conceito Vision EfficientDynamics, apresentado em salões no ano passado. O trunfo da marca alemã está no motor 1.5 turbo de três cilindros a gasolina que acompanha o propulsor elétrico. Montado na dianteira, ele desenvolve mais 223 cv de potência e 30,5 kgfm de torque, e auxilia o sistema elétrico a levar o modelo de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos. Se utilizado sem o motor de combustão, a autonomia do i8 é de 32 km a cada carga.
BMW posicionou bateria sob habitáculo para ter distribuição de peso em 50%/50% e não sacrificar espaço interno
Ainda assim, mesmo com o uso combinado de eletricidade e combustível fóssil, o BMW i8 tem consumo de 15 km/l, podendo chegar a até 33 km/l se conduzido no modo econômico - com o sistema de gerenciamento do carro atuando sobre o modo de condução do motorista.
O lançamento dos elétricos da BMW acontece em Frankfurt, na Alemanha, e mais informações da linha que será vendida serão divulgadas no Salão do Automóvel local, que acontece em setembro.
FONTE: Auto Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário